“Tudo é possível para quem acredita na mudança.”
“LAR acolhedor” é uma expressão que remete à ideia de um ambiente confortável, seguro e cheio de carinho, onde uma pessoa se sente bem-vinda e amada.
É aquele espaço que proporciona sensação de pertencimento e tranquilidade, um lugar onde se pode relaxar, ser quem você é, e se sentir cuidado e protegido.
A importância de um lar acolhedor para as crianças é fundamental para o seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico. Um ambiente familiar que oferece segurança, afeto e apoio pode influenciar de maneira significativa o crescimento e o bem-estar de uma criança, proporcionando-lhe as bases de permissão para se tornar um adulto saudável, equilibrado e com uma boa capacidade de relacionamento interpessoal.
Um lar acolhedor oferece segurança emocional e física para uma criança.
Sentir-se protegido e amado dentro de casa ajuda a criança a desenvolver uma base segura, o que é essencial para explorar o mundo com confiança e curiosidade.
A estabilidade familiar também promove a capacidade da criança de lidar com desafios externos.
Um lar seguro é um ambiente físico, emocional e psicológico onde os indivíduos se sentem protegidos, acolhidos e livres de ameaças ou abusos.
Onde os membros da família ou da residência têm liberdade de viver sem medo de violência, discriminação, negligência ou qualquer outra forma de dano.
Um lar tranquilo, seguro e acolhedor, não é um lar, onde não tenha nenhum tipo de conflito, muito pelo contrário, em se tratando de pessoas, somos todos diferentes, com opiniões diferentes, mas cada um precisa entender as suas responsabilidades dentro dessa casa. Desenvolver a habilidade de conversar, demonstrar interesse pelo outro, perguntar como foi o dia, estar por dentro do mundo de cada um. Cada um fazendo a sua parte e todo mundo se ajudando, podemos criar esse lar que tanto desejamos.